São José 2018: Festa da Pai Nosso - Dia do Pai

Nos últimos anos, na Solenidade de São José, também tradicionalmente o Dia do Pai, a nossa Paróquia tem agrafado também a Festa do Pai-nosso, enriquecendo-se mutuamente as motivações que assinalam dia tão importante da devoção a São José, de gratidão e homenagem aos pais, expressões do Pai de todos nós, Pai-nosso.

Assim sendo, os meninos do 2.º Ano de Catequese tiveram uma participação especial, em diferentes momentos da Eucaristia, nomeadamente na Liturgia da Palavra, na oferenda de flores com diferentes cores:

• Flor Vermelha – Com esta flor vermelha nós Vos apresentamos, Pai Nosso, o calor da nossa amizade sincera.
  • Flor Amarela – Com esta flor amarela nós Vos apresentamos, Pai Nosso, toda a nossa alegria.
  • Flor Cor-de-Rosa – Com esta flor cor-de-rosa nós Vos apresentamos, Pai Nosso, toda a nossa delicadeza.
  • Flor Branca – Com esta flor branca nós Vos apresentamos, Pai Nosso, a pureza do nosso coração.
  • Flor Verde – Com esta flor verde nós Vos apresentamos, Pai Nosso, a nossa esperança nos homens.
  • Flor Cor de Laranja – Com esta flor cor de laranja nós Vos apresentamos, Pai Nosso, a nossa confiança num mundo melhor.

Terminando com uma...

• Filha e um Pai de mãos dadas – Nós Vos apresentamos, Pai Nosso, a mão forte do Pai que conduz o filho pelos caminhos da vida.  Este papel do Pai nunca acaba, nem mesmo quando chega o tempo em que é o Pai que precisa do filho para caminhar.

Para ambientar a celebração:

"Senhor Padre,

Cristãos da paróquia de Tabuaço,

Queridos meninos/as do 2º ano da catequese:

A Quaresma, tempo de preparação para a Páscoa, interrompe-se, de certo modo, para celebrar a solenidade de São José, o esposo de Maria e Pai de Jesus.

Hoje celebramos a festa daquele José que serviu de modelo para todos os outros: José de Nazaré, o carpinteiro, patrono de todos os pais e trabalhadores, que acompanhou Jesus na infância e juventude, protegendo-O, educando-O e formando-O para a vida adulta.

Hoje, celebramos também o dia do Pai, o dia certo para esta celebração, pois é o Pai que, junto com a Mãe, acompanha, protege, cuida e educa os seus filhos, para que se tornem adultos responsáveis, realizados e felizes.

A estas duas celebrações junta-se uma terceira, igualmente importante, que é a festa do Pai Nosso das crianças do 2.º ano da catequese.

Ao longo do ano, estas crianças foram descobrindo e aprendendo que Deus é um Pai maravilhoso que nos dá a vida, cuida de nós e tudo faz para o nosso bem. Com Jesus, aprenderam a tratá-l’O por Pai do Céu e a dizer-lhe “Pai Nosso que estais nos Céus”.

Um dia, estando Jesus em oração, um dos discípulos pediu-lhe que os ensinasse a rezar, ao que Jesus respondeu: “Quando rezardes, dizei Pai Nosso”. O catecismo do 2.º ano chama-se precisamente “Ensina-nos a rezar” e, hoje, estas crianças vão receber a oração do Pai Nosso que foi ensinada por Jesus.

Esta bonita oração não é só para memorizar e rezar, mas também para viver, pois para Deus é uma alegria ser chamado de Pai".

> ÁLBUM FOTOGRÁFICO completo na página da PARÓQUIA DE TABUAÇO NO FACEBOOK - aqui.