Primeira Comunhão - Solenidade do Corpo de Deus - 2018

No dia 31 de maio de 2018, quinta-feira, Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus, a nossa Paróquia participou Primeira Comunhão dos meninos e meninas do 3.º Ano de Catequese: André Pastor; António Luís; Bernardo Miguel; Edgar Ricardo; Juliana Amaral; Leonor Santos; Luana Maria; Maria Eduarda; Martim Amaral; Martinha Beselga, e Rafael Filipe.

A Primeira Comunhão celebra-se, na nossa Paróquia, no dia solene do Corpo de Deus, o que permite, depois da celebração da Santa Missa, a Procissão do Santíssimo Sacramento por algumas das ruas da nossa Vila, acentuando, precisamente, a presença de Jesus Cristo na Hóstia consagrada.

Para ambientar a celebração, as Catequistas fizeram uma admonição inicial:

"Hoje é dia de festa na nossa paróquia. Os nossos corações enchem-se de alegria, porque as nossas crianças vão receber Jesus pela primeira vez.

A primeira comunhão é um momento de particular significado e sintoma de muita esperança.

A Igreja é sempre a casa que acolhe para edificar, em comum, um futuro de felicidade. Que as nossas crianças, que vão hoje receber Jesus pela primeira vez, saibam acompanhar pela palavra e pelo testemunho, a vivência da Eucaristia."

Os catequizandos do 3.º Ano assumiram, com as suas Catequistas, a Mara e a Sara, a animação litúrgica, leituras, salmo e aclamação ao Evangelho, sublinhado de gestos e sinais no Ofertório, com destaque, naturalmente, para o PÃO e o VINHO, que na celebração se transformam, por ação do Espírito Santo em Corpo e Sangue de Cristo.

Durante a Procissão, cada uma das nossas crianças / adolescentes, levaram uma mensagem retirada ou inspirada na Bíblia, frases proferidas por cada um deles no momento de ação de graças.