Peregrinação Diocesana ao Santuário de Fátima

No âmbito do Centenário das Aparições de Nossa Senhora aos Pastorinhos, na Cova de Iria, em Fátima, a Diocese de Lamego, através dos órgãos competentes, mormente o Conselho Pastoral Diocesano, transformou o Dia da Família Diocesana em Peregrinação ao Santuário de Fátima.

17 de junho foi o dia escolhido. Nas duas primeiras edições do Dia da Família Diocesana, a data escolhida tem sido o último sábado de junho, mas como este ano coincidia com a Solenidade de São João Batista, padroeiro de algumas comunidades da Diocese e de alguns municípios, a antecipação da data para o sábado anterior. A primeira edição realizou-se no escadório do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, em Lamego, a 27 de junho de 2015. A segunda edição foi marcada para o Santuário de Nossa Senhora da Lapa, a 25 de junho de 2016. Na segunda edição a participação especial do Grupo Coral da nossa paróquia na animação coral da Eucaristia.

Nesta terceira edição, a Paróquia de Tabuaço fez-se presente com uma maior participação, com cerca de 100 pessoas, a juntar umas 40 das Paróquias de Pinheiros e de Carrazedo e umas 40 da Paróquia de Távora. Do concelho / Zona Pastoral de Tabuaço participaram cerca de 800 pessoas, num total de 5.000 pessoas.

A primeira proposta do programa foi a recitação do Terço, nos autocarros, com um esquema semelhante para todos, com textos e intenções do Papa Francisco. Na chegada ao Santuário, a entrada no Pórtico Jubilar. Pelas 12h30, a celebração da Santa Missa na Capelinha das Aparições, presidida por D. António Couto, Bispo de Lamego. Concelebrou D. Jacinto Botelho, Bispo Emérito de Lamego, e uma quarentena de sacerdotes.

Depois do almoço, pelas 15h30, a Via-Sacra aos Valinhos, com uma palavra final de D. António Couto, louvando a Deus por este dia, convocando todos para o anúncio do Evangelho, levando a todos uma palavra de esperança, de alegria e de fé.