Peregrinação ao Recinto de Nossa Senhora da Conceição

O monumento de Nossa Senhora da Conceição foi benzido em 8 de dezembro de 1988, festa da Padroeira da Paróquia de Tabuaço e Madrinha dos Bombeiros Voluntários de Tabuaço. Celebrámos as Bodas de Prata em 8 de dezembro de 2013. Nesse dia havia o propósito da comunidade se dirigir em Procissão até ao recinto, aí celebrar a Santa Missa, renovando a consagração a Nossa Senhora e regressar à Igreja Matriz, em procissão. Sendo um clima mais rigoroso, a opção de celebrar a Eucaristia na Igreja Matriz, mantendo a procissão ao recinto. Lançámos a proposta de escolher outro dia, preferencialmente no verão, com o tempo mais quente, para lá celebrarmos a Missa. Duas datas propostas: 15 de agosto, solenidade da Assunção de Nossa Senhora, dia santo; na proximidade da Natividade de Nossa Senhora (8 de setembro). Escolhemos o início de setembro, uma vez que em 15 de agosto muitas comunidades têm festas e que envolve paroquianos de Tabuaço.

A primeira edição desta Peregrinação realizou-se a 7 de setembro de 2014, ainda que o clima não tivesse permitido a celebração da Eucaristia no recinto, o que veio a suceder em 6 de setembro de 2015, a 4 de setembro de 2016 e, este ano, a 3 de setembro de 2017.

Durante o trajeto processional, a recitação do Rosário, com cânticos alusivos a Nossa Senhora. Para as pessoas com mais dificuldade de mobilidade, a disponibilidade de transporte camarário. O andor de Nossa Senhora da Conceição foi transportado pelos Bombeiros, da Igreja ao Quartel, onde, como no Seu dia, se prestou homenagem, através do toque da sirene, prosseguindo num carrinha de caixa aberta, preparado para o efeito. No regresso, a mesma opção, em carrinha até ao Quartel, em ombros do Quartel até à Igreja Matriz.

Pelo meio, fica o agradecimento à generosidade de todos os que estiveram envolvidos na celebração, no arranjo do andor e do recinto, na preparação do necessário à Missa em ambiente campal, som, guarda-sóis, alfaias litúrgica, animação coral durante a Procissão e na celebração da Santa Missa e, contando também, com o habitual envolvimento da Guarda Nacional Republicana no ordenamento do trânsito.

Com o regresso à Igreja Matriz, a oração do Angelus, com que terminou a celebração.