Peregrinação [a pé] a São Torcato, Paróquia de Cabaços

No primeiro sábado de junho, dia 2, realizou a Peregrinação Arciprestal, a pé, das três zonas pastorais de Sernancelhe, Moimenta da Beira a e de Tabuaço, ao Santuário de São Torcato na Paróquia de Cabaços. A primeira edição foi ao Santuário da Lapa, no Ano Extraordinário da Misericórdia, a 4 de junho de 2015. Agora a segunda edição, na Zona Pastoral de Moimenta da Beira.
Da Paróquia de Tabuaço participámos cerca de 30 pessoas, incluindo algumas de Távora, de Adorigo e de Barcos.

Tínhamos 15 quilómetros para percorrer, a pé. Saímos de Tabuaço pelas 8h00, junto ao Centro Paroquial. As pessoas mais idosas que quiseram participar, mas não tendo possibilidade de um percurso tão grande, usufruíram do transporte camarário. A acompanhar-nos também uma Ambulância dos Bombeiros Voluntários de Tabuaço. Agradecemos às duas instituições que colaboram connosco, Câmara e Bombeiros.

A paragem seguinte seria na Igreja Paroquial de Cabaços, mas como íamos chegar muito depois das pessoas das paróquias de Moimenta e de Sernancelhe, fomos diretos ao Santuário, onde chegamos pelas 11h20. Quando chegaram os outros peregrinos, juntámo-nos a eles e completámos o que faltava à Via-Sacra (da Luz) que vinham a fazer deste a Igreja de Cabaços. Alguns aproveitaram, então, para ir colocar o chapéu de São Torcato.

E logo seguimos para o almoço, confecionado pelo Conselho Económico da Paróquia anfitriã, Cabaços.

Ao início da tarde, a celebração da Santa Missa, presidida pelo Vice Arcipreste, Pe. Jorge Giroto, tendo concelebrado o Pe. Manuel Gonçalves, Pe. Diamantino Alvaíde, Pe. Manuel Abrunhosa, Pe. Diogo André, Pe. Aniceto Morgado.

O Grupo Coral de Sendim assegurou a animação coral.

Depois da celebração eucarística foi tempo de regressarmos a casa.

> ÁLBUM FOTOGRÁFICO completo na página da PARÓQUIA DE TABUAÇO NO FACEBOOK - aqui.