Novos Acólitos para a Paróquia - 2 de dezembro de 2017

Ao longo dos anos, com exceção feita para o ano pastoral anterior, dentro da Novena, na Missa com crianças, sábado, o Compromisso dos Acólitos, com a renovação do compromisso dos acólitos mais velhos. Este ano estiveram presentes a Daniela Rodrigues, o Pedro Lemos e a Mara Longa, que renovaram perante o pároco o seu compromisso com a comunidade, no cuidado ao altar e na resposta a Jesus Cristo. Depois do compromisso, a investidura de novos acólitos: a Cláudia Feição, o Guilherme, a Adriana, o Fábio, o Bernardo, o Jorge e a Rita.

Na nossa comunidade paroquial entram para o Grupo de Acólitos os adolescentes que tenha feito a Profissão de Fé no ano pastoral imediatamente anterior, continuem a frequentar a catequese, estejam envolvidos na catequese e inscritos em EMRC (pelo menos atá ao 9.º Ano de escolaridade).

No início da Eucaristia, a Catequista começou por ambientar e contextualizar o compromisso dos acólitos, em especial a entrada de novos acólitos para o serviço do altar. As leituras e a Oração dos Fiéis ficaram ao encargo dos novos acólitos. Depois da homilia, o Pedro Lemos começou por chamar os acólitos atuais para renovarem o compromisso. Depois deste momento, foi a vez de chamar um por um os novos membros do grupo de acólitos, que assumiram o compromisso de ajudar a solenizar a Eucaristia e outras celebrações, ajudando a comunidade a viver melhor os momentos de oração.

Entretanto, os familiares ajudaram os novos acólitos a paramentar-se. Acolhidos como membros do Grupo de Acólitos da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Tabuaço, em conjunto com os acólitos mais velhos, rezaram a oração do Acólito.

Importa ainda referir que a formação foi orientada pela catequista, Graça Ferraz Ferraz, na parte mais teórica, e pelo Pedro Lemos, na parte mais prática.

A Admonição Inicial:

Deus chamou-nos à vida, através dos nossos Pais, e chama-nos a formar família. Aqui nesta família cada um tem uma missão importante. Somos Pedacinhos de Deus. E cada pedacinho conta. Aqui ninguém está a mais. Cada um conta.

Deus não quer estar longe de nós e, por isso, veio habitar connosco, fez-Se um de nós. É esse o mistério do Natal para o qual nos preparamos com o tempo do Advento, que hoje começamos, e com a Novena da Imaculada Conceição.

A Eucaristia atualiza o mistério com que Jesus Cristo nos quer junto de Si, junto do Pai, para estarmos mais perto uns dos outros. Durante a Eucaristia existem diversos serviços que nos ajudam a viver melhor este mistério, esta vida nova que Jesus nos dá. Os acólitos prestam um serviço belo à comunidade, lembrando-se sempre que esse serviço é, antes de mais, para Deus.

À volta do altar, eles ajudam-nos a viver melhor a liturgia, com beleza e alegria. Servindo ao altar, participando todos do mesmo Pão, formamos um só Corpo.

Acompanhemo-los neste momento de compromisso.

> Galeria completa na Página da Paróquia de Tabuaço no Facebook: AQUI.