Missa e Bênção dos Finalistas 2018

No passado dia 17 de fevereiro, os Finalistas do Ensino Secundário, do Agrupamento de Escolas Abel Botelho de Tabuaço, marcaram presença com a comunidade paroquial de Tabuaço, na Missa vespertina que inclui habitualmente as crianças e adolescentes da catequese.

Nos últimos anos, os finalistas costumam realizar várias iniciativas para angariar fundos para a "viagem de finalistas", durante uma das semanas das férias da Páscoa. Mais recentemente, a realização do Baile de Finalistas, uma festa para angariação de fundos mas sobretudo de convívio dos finalistas com os familiares e amigos, é um Baile de Gala.

Este ano, os Finalistas, na sua maioria com uma presença assídua na Igreja, decidiram assinalar este dia com a Santa Missa.

Em conjunto, concluímos que o desejável era a integração na Missa vespertina com as crianças da catequese e não uma Missa em separado. E assim foi. Já vestidos de gala, os Finalistas celebraram em comunidade mais esta etapa importante das suas vidas, quando estão a meia dúzia de meses para decidirem outros caminhos.

Foi uma belíssima celebração, oração, festa, bênção, invocando de Deus a sabedoria, a humildade e a ousadia para as escolhas que serão feitas brevemente, agradecimento aos pais e amigos de caminhada, gratidão para com o Deus da Vida.

Oração de Bênção:

Pai santo, derramai sobre jovens finalistas do Ensino Secundário

a vossa bênção, para que, à medida que vão caminhando,

no estudo e na inserção social e profissional,

por meio da sã convivência com pessoas de outros lugares e com outras sensibilidades,

e com a assistência do Espírito Santo,

se tornem testemunhas de Cristo no mundo

e sejam mensageiras e defensoras da fé que professam,

procurando deixar marcas positivas por onde passarem,

fiéis ao mandato de Jesus Cristo

– Vai e faz tu também do mesmo modo –

para com o seu saber, com a sua vida,

com os seus talentos e competências humanas e académias,

possam acudir às pessoas mais frágeis,

e, no compromisso com o nosso tempo,

contribuam para uma sociedade mas justa, mais fraterna e mais humana.

Isto vo-lo pedimos por Jesus Cristo Vosso Filho

que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amém!

- aspersão de água benta -

O Senhor Jesus vos abençoe e vos conserve em seu amor.

Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém!

> ÁLBUM FOTOGRÁFICO completo na página da PARÓQUIA DE TABUAÇO NO FACEBOOK - aqui.