Jornada Diocesana da Catequese, no Seminário de Resende

No passado dia 21 de abril de 2018, sábado, realizou-se a 1.ª Jornada Diocesana da Catequese, no Seminário Menor de Resende, proposta do Departamento Diocesano da Catequese. O desafio passava por celebrar a Festa da Páscoa, partindo da constatação que muitas crianças e adolescentes não vivem a Páscoa nas suas paróquias. Habitualmente as pausas na catequese são coincidentes com as férias escolares. Ainda que o cristão não tenha férias, sublinhado que vai sendo feito ao longo dos anos, o certo é que as crianças, adolescentes e jovens fazem férias da escola e da Igreja. Quanto ao Natal, ainda vai havendo festas de Natal preparadas pela catequese e envolvendo os catequizandos e os seus pais, as catequistas e a comunidade. A Páscoa, a festa das festas, passa um pouco ao lado.

A nossa paróquia foi uma das que aderiu a esta louvável iniciativa, mesmo que algumas das crianças, adolescentes estejam envolvidas nas celebrações da Semana Santa, participando ativamente na Via-sacra Paroquial, na cerimónia do Lava-pés, na Adoração da Santa Cruz e na Vigília Pascal. Ainda assim há uma grupo que não está disponível nestas datas.

O encontro iniciou no exterior do Seminário, com o acolhimento dos catequizandos e catequistas das paróquias que participaram, à medida que iam chegando. O momento seguinte, já no interior da Capela do Seminário, foi o ensaio coral para a celebração da Eucaristia, presidida pelo Pe. António José Ferreira, responsável do Seminário e do Departamento Diocesano da Catequese. As leituras, os cânticos e os gestos foram escolhidos em conformidade com a celebração festiva da Páscoa e da assembleia celebrante, constituída maioritariamente crianças e adolescentes.

O almoço, confeccionado pelos Escuteiros, foi servio no pavilhão desportivo, arroz à modo dos escuteiros, com salsichas e frango! Muito saboroso!

Seguiu-se uma "sessão" de catequese, distribuindo os catequizandos por idades. As catequistas reuniram com o Pe. Tozé Ferreira e com outros responsáveis do Departamento (Emília e Eduardo Pinto), na Capela, para trocar impressões sobre a catequese, fazer sugestões e preparar a celebração do envio, altura de todos se reunirem novamente na Capela.

À saída da Capela, o encontro com a chuva e o regresso a casa!

> ÁLBUM FOTOGRÁFICO completo na página da PARÓQUIA DE TABUAÇO NO FACEBOOK - aqui.