Jornada de Oração e Reflexão em tempo de Quaresma

No início da Quaresma, com alguma tradição na Diocese de Lamego, a Jornada de Oração e de Reflexão, com nuances que foram sendo introduzidas ao longo do tempo, mais centralizada ou mais descentralizada. Este ano a proposta visava marcar presença em diferentes pontos da Diocese, tendo-de realizado em Lamego, Vila Nova de Foz Côa, Moimenta da Beira e Resende.

Os destinatários: os agentes pastorais. Todos aqueles e aquelas que desempenham alguma missão nas suas comunidades paroquiais.

Pela proximidade geográfica, o encontro em Moimenta da Beira, envolvia sobretudo as paróquias que constituem o Arciprestado de Moimenta, Sernancelhe e Tabuaço.

O encontro iniciou com a oração da manhã, presidida pelo Pe. Diogo Rodrigues. Seguiu-se um tempo de reflexão proposta e orientada pelo Pe. Diamantino Alvaíde sobre a Quaresma, suas vivências e consequências, tendo como pano de fundo a Parábola do Bom Samaritano, que por sua vez, enforma o Plano Pastoral Diocesano e o lema que o sintetiza: Vai e faz tu também do mesmo modo.

Os membros da paróquia acolhedora, Moimenta da Beira, preparam-nos algumas iguarias para retemperarmos o corpo, disponibiliando-nos para o momento seguinte: Adoração do Santíssimo Sacramento, com silêncios, orações, textos e canções.

Estivemos presentes através de Donzília Canelas, José Carlos Soares, Maria João Magalhãee, Elisa Pinto dos Santos, Patrícia Costa e São Balsa.

Cada encontro permite conhecer-nos melhor, conhecer melhor os outros, aprender mais sobre Jesus e sobre a Igreja, rezar conjuntamente como Igreja e, no caso concreto, preparar melhor a vivência da Quaresma para mais festivamente acolhermos a Páscoa de Jesus.

> ÁLBUM FOTOGRÁFICO completo na página da PARÓQUIA DE TABUAÇO NO FACEBOOK - aqui.