Festa de São João Batista, Padroeiro do Município

O Padroeiro do Município de Tabuaço, com o subsequente feriado municipal, é São João Batista, na solenidade do seu nascimento.

No que à parte mais religiosa da festa, a celebração da Santa Missa, seguindo-se a Procissão, com as imagens dos Padroeiros das Paróquias e de lugares de culto da Zona Pastoral / Concelho de Tabuaço. Na procissão também algumas figuras bíblias ou de santos!

O Pregador escolhido para este ano foi o reverendo Pe. Ângelo Santos, ordenado sacerdote a 2 de julho de 2017, há menos de um ano, e que integra a Equipa Formadora do Seminário Maior de Lamego e o Departamento Vocacional. Na sua pregação, o Pe. Ângelo começou por falar de música e das pautas musicais, para dizer que uma pauta tem uma clave, ou seja, uma chave de leitura - claves de Sol, de Fá e de Dó. Sem a chave não é possível ler a pauta, a partirtura. A chave de Leitura da Fé, dos cristãos, é Jesus, é a Cruz de Jesus... e também a figura de São João Batista é lida a partir desta chave, a partir de Cristo e da Sau cruz. Com efieto, o próprio João dá nota dessa relação: é necessário que eu diminua e Ele cresça... tal como a colocação do nascimento de um e de outro, do solstício de Verão, João Batista, até dezembro, os dias vão diminuindo, do solstício de inverno, Jesus Cristo, os dias vão crescendo...

Olhando para João Batista, uma característica salta à vista, a sua sinceridade... (origem italiana da palavra, sem cera... quando os italianos iram comprar os móveis pediam os móveis sem cera, não encerados, pois dessa forma poderiam ver as mazelas da madeira e do móvel)... João diz o que tem a dizer, é frontal... e isso custar-lhe-á a vida!

> ÁLBUM FOTOGRÁFICO completo na página da PARÓQUIA DE TABUAÇO NO FACEBOOK - aqui.