Festa de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Tabuaço


A Padroeira da nossa comunidade paroquial de Tabuaço é Nossa Senhora da Conceição, pelo que a Solenidade da Imaculada Conceição, a 8 de dezembro, é um marco importante, religiosa mas também cultural e socialmente. A ligação a Nossa Senhora da Conceição não é apenas local, está inscrita na história de Portugal e da independência: em 25 de março de 1646, D. João IV coroou Nossa Senhora da Conceição, em Vila Viçosa, Rainha e Padroeira de Portugal e dos portugueses. A partir de então mais nenhum Rei português usou a coroa. Esta era colocada num trono ao lado do trono real, para não se esquecer quem era a verdadeira Rainha de Portugal. Claro que toda a Igreja celebra a solenidade da Imaculada Conceição e sobretudo nos países em que é feriado e dia santo.

A Paróquia de Tabuaço vive um tempo forte de encontro, de fé, devoção. Umas semanas antes, as Mordomas vão de casa em casa relembrando a todos a proximidade da Imaculada Conceição, nossa Padroeira, e recolhendo ofertas para a festa que, embora seja prevalentemente religiosa, sempre envolve gastos nomeadamente com a Banda de Música e com o fogo-de-artifício e as respetivas licenças. A maior parte do trabalho realizado é voluntário, como a oferta de arranjos e flores, oferta do arranjo do andor. Gestos que se repetem a favor da Igreja ao longo de todo o ano, com o asseio dos altares, limpeza, trabalho que é impagável, e que revela uma grande generosidade e grande fé, grande devoção.

Antes do dia solene, a realização de uma Novena de preparação, iniciando a 29 de novembro, com votos particulares para cada sermão. Este ano o Pregador foi o Pe. Luís Rafael, natural de Vila da Ponte, ordenado a 2 de julho do corrente ano, integra a Equipa Sacerdotal da Paróquia de Almacave e é responsável pelo Departamento Diocesano da Pastoral dos Jovens. Durante os 9 dias de novena e no dia da festa, partiu da liturgia da Palavra de cada dia, apresentando Maria como exemplo a seguir, a imitar, para acolher Jesus e o que a Palavra de Deus sugeria para cada dia.

Pequenos resumos de cada dia da novena nos títulos que se seguem, propostos como...

DESAFIOS:

Como Maria…

TÓPICOS PARA A HOMILIA NA SOLENIDADE DA IMACULADA CONCEIÇÃO: aqui.

No dia, como habitualmente ao longo dos anos, a Igreja Matriz foi pequena para acolher tanta gente, os habituais, as pessoas do espaço territorial mas também de outras paróquias vizinhas. Sendo também a Madrinha dos Bombeiros Voluntários de Tabuaço, a presença dos mesmos em gestos de honra e homenagem, o transporte do andor com a imagem de Nossa Senhora da Conceição, a presença da Fanfarra na Eucaristia e na Procissão e paragem da Procissão, em frente do quartel com o toque da sirene.

No sábado anterior à Festa, o compromisso dos acólitos, com a entrada de novos membros. No dia 7, as Confissões para a comunidade.

Depois da celebração da Eucaristia, a Procissão por algumas ruas da nossa Paróquia e Vila de Tabuaço, salientando que a maioria das pessoas acompanha a Procissão em todo trajeto, à exceção das pessoas com menor mobilidade ou aquelas que se assumem como turistas.

Que Nossa Senhora da Conceição a todos traga as bênçãos de Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo, cuja vontade e desígnios procurou acolher, viver e testemunhar. Nossa Senhora da Conceição, rogai por nós.

> ÁLBUM FOTOGRÁFICO NA PÁGINA DA PARÓQUIA - aqui.

> ÁLBUM FOTOGRÁFICO completo na página da PARÓQUIA DE TABUAÇO NO FACEBOOK - aqui.


Todos os direitos reservados © PARÓQUIA DE TABUAÇO 2017 Realizado por Terra das Ideias