Festa das Bem-Aventuranças - 7.º Ano de Catequese - 2018

Domingo, 10 de junho de 2018, Festa das Bem-aventuranças, do 7.º Ano de Catequese, e batizado do Tiago Ribeiro, tornando a Eucaristia dominical ainda mais festiva.

O itinerário catequético, infância e adolescência, perdura 10 anos. Em cada ano, através da respetiva festa, é sublinhada uma temática, relacionada com o Evangelho, com Jesus Cristo, com a vida da Igreja. Depois do Credo - Profissão de Fé (5.º e 6.º Ano), o ideal para viver ao jeito de Jesus Cristo.

Professamos a Fé, tomando consciência de Quem é Deus para nós, celebrando a fé e procurando, como Jesus, dar-lhe corpo na prática da caridade, na vivência das obras de misericórdia, segundo o espírito das Bem-Aventuranças.

Celebraram a Festa das Bem-aventuranças: a Adriana Ribeiro, o Bernardo Santos, a Beatriz Feicao, o Fábio Alexandre, o Guilherme Azevedo Pereira, José Capitão Meireles, João Pedro Gomes, Jorge Daniel e Rita Alexandra. Catequistas: Graça Ferraz Ferraz e Marita Longa.

Texto de ambientação:

Queridos cristãos, bem-vindos a esta festa. É precisamente o que deve ser a Eucaristia de Domingo, Dia do Senhor, da Ressurreição e da vida, dia da família e da comunidade. Festa porque o Senhor nos chama para a Sua casa e nos convida para a Sua mesa, para experimentarmos a alegria de sermos irmãos.

À celebração da Eucaristia trazemos a nossa vida, com as suas alegrias e as suas dificuldades, com os seus sonhos e as suas lutas, com as suas esperanças e os seus desencontros. Trazemos o que somos e o que queremos ser. Confiamos a Deus o nosso esforço e os percalços do caminho, prontos para acolhermos a Sua Palavra, a Sua bênção, sabendo que Sua vontade nos fará irmãos!

Aos muitos motivos que temos para nos sentarmos à mesa de Jesus e nos deixarmos reunir por Ele para nos sentirmos em casa, nesta casa acolhedora e fraterna, hoje redobramos a nossa alegria, aumentando o números de irmãos em Jesus,  com a criança a ser batizada na água e no Espírito que nos faz novas criaturas.

Com os jovens adolescentes do 7.º ano de catequese, evocaremos as Bem-aventuranças, que são uma festa, mas sobretudo um desafio e um compromisso. Bem-aventurados, felizes, são todos os que se deixam guiar pelo Espírito de Deus, procurando em tudo imitar Jesus, transparecendo a Sua compaixão e ternura, o Seu amor e a Sua doçura. Imitando-O tornar-nos-emos da Sua família e experimentaremos um alegria que nunca terá fim.

Ele próprio nos diz no Evangelho: «Quem fizer a vontade de Deus esse é meu irmão, minha irmã e minha Mãe». Para logo nos relembrar que felizes são os que escutam a Palavra de Deus e a põem em prática. É que pôr em prática a Palavra de Deus, fazer a Sua santa vontade, é encaminharmo-nos para tudo o que nos faz bem, nos faz sentir amigos e irmãos, nos faz sentir importantes uns para os outros.

Celebremos com alegria, sentindo-nos irmãos em Jesus!

> ÁLBUM FOTOGRÁFICO completo na página da PARÓQUIA DE TABUAÇO NO FACEBOOK - aqui.