Escola da Fé - Ser Samaritano no nosso tempo... com o Pe. Diamantino Alvaíde

O cristão está sempre a tempo de crescer, de aprender, amadurecer. As escolas da vivência da fé são um espaço e um tempo de encontro e de diálogo, de oração e de reflexão, de convívio e solidificação dos laços de amizade, são oportunidade de refletir, acolher e testemunhar o Evangelho, deixando-se contagiar pela alegria em ser cristão, relfetindo a vida, celebrando a fé, deixando vir ao de cima o que nos irmana em Jesus Cristo.
No ano pastoral 2017-2018, o lema da Diocese de Lamego é enformado pela parábola do Bom Samaritano: Vai e faz também tudo do mesmo modo. As sessões da escola da fé terão em conta esta temática e este desafio diocesano e cristão.
Na primeira sessão, a 26 de janeiro de 2018, sob a orientação do Pe. Diamantino Duarte, a temática foi balizada pela pergunta/afirmação: Ser samaritano neste tempo e neste contexto!

A sessão começou com a leitura do Evangelho que contém a parábola do Bom Samaritano (Lc 10, 25-37).

Olhando para o tempo de Jesus, com a miséria que se vivia, sem instituições de solidariedade, sem apoios, sociais, com uma miltidão de pobres, pedintes, aleijados, com uma luta feroz pela sobrevivência, podemos compreender facilmente a figura do Bom Samaritano, que acode aquele que está caído, tem, querendo, quem ajudar. A partir desta contextualização, o Pe. Diamantino questionou se na atualidade ainda é necessário ser bom samaritano, com as IPSS, CPSJ, Bombeiros, Tribunais, GNR, tantas e tantas instituições, para acolher os pedintes, para socorrer os que estão nas valetas, para fazer justiça a quem se sente injustiçado. Seguiram-se algumas intervenções, perguntas e comentários, para se concluir que a caridade, o serviço e cuidado ao outro é contante e está, deve, estar, presente em toda a pastoral da Igreja, no compromisso do cristão, em todas as circusntâncias e situações.

No final da sessão da escola de fé, o habitual chã, momento para aprofundar o tema, dizer a vida, conhecer melhor os que caminham connosco.

> ÁLBUM FOTOGRÁFICO completo na página da PARÓQUIA DE TABUAÇO NO FACEBOOK - aqui.