Dia do Pai e Festa do Pai-Nosso 2019


Foi com muita alegria e emoção que a comunidade paroquial de Nossa Senhora da Conceição de Tabuaço se reuniu, em grande número, no dia 19 de março de 2019, para a celebração do Dia do Pai da terra, São José, e para a Festa do Pai-nosso de 17 crianças do segundo ano de catequese.

Presidiu à solenidade o Sr. Pe. Manuel Gonçalves, e o grupo coral da catequese ajudou a solenizar, pelo canto, a Eucaristia. O salmo foi entoado por duas meninas e a aclamação por um menino e uma menina, todos do segundo ano de catequese.  

Logo no início da Eucaristia, a bênção de uma imagem de São José, Carpinteiro, pertencente à família de uma das crianças. O Sr. Padre apresentou São José como Padroeiro Universal da Igreja, destacando a simplicidade, a humildade e a educação que deu a Jesus, preparando-O para a vida adulta. Seguiu-se a contextualização da Festa do Pai-nosso, feita por uma das Catequistas, revelando que estas crianças foram descobrindo que Deus é Pai de todos nós, que nos ama muito e que gosta que Lhe chamemos Pai e, por conseguinte, Jesus nos ensina a oração mais bela que existe: Pai-Nosso. Num ambiente de grande alegria, como é apanágio destas crianças, rezaram o Pai-Nosso para toda a comunidade cristã.

O terceiro momento foi de louvor e de propósito: como louvor e propósito levaram uma vela acesa, símbolo da luz de Deus, recordando o dia do Batismo; três flores, lembrando Deus Trino, Pai, Filho e Espírito Santo; globo, simbolizando a Criação de Deus, que nos ama a todos por igual; cartaz com 17 mãos (de cada uma das 17 crianças) e o coração do Pai onde se lia: "Sim, somos todos filhos de Deus".

É de salientar a colaboração dos pais nas várias leituras, acompanhando com alegria a celebração dos seus filhos

No momento do Pai-Nosso, as 17 crianças dirigiram-se ao altar, fizeram os gestos do Pai-Nosso galego (Junto ao mar...) e depois, de mãos dadas, rezaram, com muita convicção, o Pai-Nosso, como sinal de unidade, na certeza que todos temos o mesmo Pai. Puderam ver expressões de orgulho e contentamento nos rostos dos seus pais e das suas catequistas.

No momento de ação de graças houve a intervenção de uma mãe, recordando-nos que as mães, por vezes, desempenham o papel de mães e de pais, em simultâneo.  De seguida, um menino leu um pequeno texto: “Jesus, obrigado”.

Por último, a entrega dos diplomas com a oração do Pai-Nosso, seguindo-se uma alegre salva de palmas para os meninos e para as catequistas, incentivando e agradecendo.

No final da santa Missa, cada criança foi oferecer a sua lembrança personalizada ao respetivo pai. As catequistas, por sua vez, cheias de alegria, num gesto de grande carinho, ofereceram um livrinho feito por elas, com a oração do Pai Nosso.

Foi uma festa bonita, para toda a comunidade, enriquecida por estas crianças, que aprofunda a fé, se inserem cada vez mais na comunidade, e que nos incentivam a chamar a Deus de Pai e a olhar os outros como irmãos.

Bem-haja a todas as crianças e aos seus pais.

 

Elisa Lacueva Santos


Todos os direitos reservados © PARÓQUIA DE TABUAÇO 2017
Realizado por Terra das Ideias

Política de Privacidade