Dia da Igreja Catedral e Ordenação Diaconal

A Sé de Lamego foi consagrada a 20 de novembro de 1776. Para facilitar a presença de pessoas e das comunidades a que pertencem o Dia da Dedicação da Catedral celebra-se no domingo subsequente, este ano a 26 de novembro, também solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo. A celebração foi enriquecida pela Ordenação Diaconal de Vítor Carreira, originário da Paróquia de Queimadela, concelho de Armamar, Arciprestado de Armamar - Tarouca.

Ao longo dos anos, a Paróquia de Tabuaço, como o espaço pastoral que integra (Tabuaço, Pinheiros, Carrazedo e Távora), tem marcado presença. Este ano, participaram 15 pessoas de Tabuaço e 3 de Pinheiros, unindo-se à oração da Igreja que vive em Lamego e ao nosso Bispo, D. António Couto, que nos convidou, no final da Homilia:

«Próprio do anúncio do Evangelho é a leveza, a beleza e a dedicação total. Só assim, caríssimo Eleito, caríssimos sacerdotes e caríssimos fiéis leigos, amados irmãos e irmãs, estaremos em sintonia com o Evangelho e avivaremos a Dedicação da nossa Igreja Catedral, desta Casa-mãe que hoje nos acolhe. Dedicação total. Não vos posso pedir menos. Também não vos posso pedir mais. A todos vós: caríssimo Eleito, caríssimos sacerdotes, caríssimos fiéis leigos. E que o bom Deus oriente e alumie sempre os nossos passos, e que sejam os nossos propósitos os d’Ele. Ámen.»

HOMILIA COMPLETA DE D. ANTÓNIO COUTO: AQUI.