Construção do Presépio - 2017 - na Igreja Matriz de Tabuaço

No âmbito da catequese paroquial, crianças e adolescentes, catequistas e grupo de jovens a construção do Presépio na Igreja Paroquial.

A tradição manda que o Presépio se construa no dia da Imaculada Conceição, a 8 de dezembro, ou nos dias subsequentes. Foi o que fizemos.

No dia 8 de dezembro, depois da Festa em honra da nossa Padroeira, Nossa Senhora da Conceição, com a celebração solene da Santa Missa e com a Procissão pelas ruas da nossa paróquia e vila de Tabuaço, o Grupo de Jovens (GJT) juntou alguns dos seus membros para preparar o cenário onde viria a ser construído o Presépio. Este ano o local escolhido foi a Capela de Santo André, também conhecida como Capela do Senhor dos Passos, onde se encontram imagens respetivas a estas duas invocações e também a imagem de Nossa Senhora da Soledade. No dia 1 de dezembro, alguns membros do GJT já tinham ido em busca de musgo e arbusto para preparar a base do Presépio.

As catequistas foram preparando o pano, para imitar o Céu, e com os meninos dos respetivos anos de catequese foram produzindo estrelas, anjos, em 2D e em 3D, ovelhas, velas. No sábado imediatamente a seguir à festa da nossa Padroeira, isto é, no dia seguinte, a dia 9 de dezembro, os meninos da catequese, com a ajuda de membros do GJT e das catequistas preencheram o espaço dedicado ao Presépio. No momento da Apresentação dos Dons, a colocação das imagens de Nossa Senhora e de São José, e no momento de ação de graças, a colocação dos elementos feitos pelos nossso meninos e pelos mais crescidos. Ficou uma obra de arte.

A seguir podem ver-se algumas fotos: da apanha do musgo, da preparação do cenário e da construção do Presépio.

> ÁLGUM FOTOGRÁFICO completo na página da PARÓQUIA DE TABUAÇO NO FACEBOOK - aqui.