Batizado do André Pastor - Batismo na dinâmica da catequese

No passado dia 28 de abril foi batizado o André Pastor, procurando viver as indicações pastorais dadas pelo RICA - Ritual de Iniciação Cristã, proposta para a celebração do batizado de pessoas adultas, que percorre o caminho do catecumenado. Atendendo ao facto do André frequentar a Catequese no terceiro ano, ano da Primeira Comunhão e que se celebra a 31 de maio, seguindo precisamente a dinâmica proposta no respetivo Ritural, já não criança mas não propriamente adulto. Não é o primeiro a ser batizado em idade de catequese, aliás, tem acontecido cada vez mais, sendo que o batismo tem acontecido algumas vezes no dia da Primeira Comunhão. Mas foi a primeira vez que seguimos as referidas recomendações pastorais, ajustando a dinâmica para o futuro, sabendo que há cada vez mais crianças cujos pais não as apresentaram nas primeiras semanas ou meses de vida. Por motivos familiares o batismo do André foi cerca de um mês antes da Primeira Comunhão.

Antes do Batismo propriamente dito, os escrutínios: o 1.º Escrutínio, o acolhimento, o nome e o sinal da Cruz e a entrega dos Evangelhos - a 10 de março; o 2.º Escrutínio, o exorcismo, com a unção com o óleo dos catecúmenos. Todas as celebrações foram na Missa vespertina com as crianças da Catequese, envolvendo de modo muito especial as catequsitas, a Mara e a Sara, mas também os colegas e amigos do 3.º Ano de Catequese. Agradecemos aos Pais por terem contribuido para integrar os filhos nesta bela celebração, nomeadamente na aquisição/estampagem de uma T-shirt com a a frase "Eu sou Cristão".

> ÁLBUM FOTOGRÁFICO completo na página da PARÓQUIA DE TABUAÇO NO FACEBOOK - aqui.