Visão, Missão e Valores (Cáritas Portuguesa)

VISÃO: Construir uma civilização de amor

MISSÃO: Com os pobres, acolher, servir, acompanhar e defender as suas causas

VALORES:

• A Centralidade e Dignidade da Pessoa Humana
  • A Misericórdia
  • Igualdade de Oportunidades
  • A Opção pelos Pobres
  • O Cuidado da Criação
  • O Destino Universal dos Bens da Terra
  • A Subsidiariedade, a Cooperação e a Comunhão Fraterna

O princípio da subsidiariedade é fundamental. O que posso fazer pessoalmente, devo fazer, sem estar à espera que alguém ou alguma instituição faça. Se localmente se pode resolver, em família, com a comunidade, com as entidades locais, não se deve recorrer a outras centrais. A instâncias superiores recorre-se quando localmente não há meios humanos, estruturas, meios materiais.

A Cáritas também tem esta preocupação, que o grupo sócio caritativo da paróquia ou da Zona Pastoral e/ou Arciprestal responda logo que possível com os meios ao seu alcance, recorrendo à Cáritas da Diocesana, que disporá de outros meios e informações, e, subindo, Cáritas Portuguesa, Cáritas Europa, Cáritas Internacional, não se substituindo, mas complementando. Tempestades na Madeira, através da Cáritas Portuguesa chegaram os meios, mas a Cáritas local é que esteve no terreno, para responder mais rapidamente, em concreto e numa proximidade mais pessoal, mais humana. Ou em Pedrógão Grande, a Cáritas Portuguesa e a cooperação das Cáritas Diocesanas, mas através da Cáritas de Coimbra e dos párocos das comunidades atingidas pelo incêndio.

No final, a caridade não é um favor que se faz ao outro, mas é justiça. «Quando dás ao pobre, não lhe dás do teu; restituis o que lhe pertence» (Santo Ambrósio). A caridade visa a integração, a inclusão, a paz. Como não lembrar a expressão do Papa Paulo VI, “o desenvolvimento é o novo nome da paz”. Não é possível a paz sem a justiça, sem o desenvolvimento dos povos, sem pão e sem a igualdade de oportunidades, no acesso à educação, à saúde, à cultura, aos bens da criação.