Atendimento Social

Para facilitar e agilizar o contacto com a Cáritas, quando se solicita ajuda:

Ver os Documentos necessários em PDF: AQUI.

Cáritas Diocesana de Lamego

Travessa dos Loureiros | 5100-180 LAMEGO

Telefone: 254 688 512 | Telemóvel: 914 072 613 | E-mail: caritas@diocese-lamego.pt

O Atendimento Social decorre nas instalações da Cáritas Diocesana ou nas Paróquias, com os técnicos e/ou voluntários da Cáritas.

Os destinatários deste serviço são as pessoas e as famílias mais frágeis das comunidades da Diocese de Lamego e com carências socioeconómicas.

Os responsáveis pela Cáritas avaliarão as necessidades e as possibilidades.

Objetivos:

• Informar, orientar e encaminhar;
  • Apoiar pessoas e famílias em situação de dificuldade e/ou emergência social;
  • Assegurar o acompanhamento social dos indivíduos e famílias no desenvolvimento das suas potencialidades, contribuindo para a sua autonomia, autoestima e gestão do seu projeto de vida;
  • Mobilizar recursos adequados à progressiva autonomia pessoal, social e profissional;
  • Prevenir situações de exclusão;
  • Dotar as pessoas e famílias dos meios e recursos que possibilitem planear a sua vida de forma organizada e autónoma.

Serviços prestados:

• Informação/orientação;
  • Apoio Géneros Alimentares;
  • Roupeiro;
  • Atribuição de prestações pecuniárias de carácter eventual (não como um fim em si mesmo, mas como um meio de minorar a situação de carência económica dos indivíduos, prevenir o agravamento da situação de risco social e promover o percurso de inclusão social dos indivíduos.)