Paróquia de São Salvador de Carrazedo

Carrazedo é um lugar da Freguesia de Pinheiros. Em tempos terá sido maior que a sede da Freguesia, mas entretanto a situação inverteu-se.

A Igreja Paroquial possui um retábulo de talha de estilo nacional de finais do século XVII. O tecto, apainelado, é formado por 30 caixotões com figuras de santos, e 6 com motivos floriais.

Do lado direito da nave, a Capela de Nossa Senhora do Rosário, mandada fazer pelo Pe. Domingos Ribeiro Coutinho, em 1668, conforme a inscrição que aí se encontra. O tecto é formado por 12 caixotões, representando os 12 apóstolos.

A Capela de Nossa Senhora da Conceição é património desta paróquia, cuja escritura de fundação se lavrou em 1679, na presença de dois irmãos sacerdotes. A inscrição é um hino a Nossa Senhora e data de 1655.

Ao lado da Igreja, um cruzeiro datado de 1688.

Padroeiro: São Salvador.

Festa: Nosso Senhor do Calvário. Habitualmenete no penúltimo Domingo de Agosto.

Património Imóvel: Igreja Paroquial; Casa da Igreja; Capela do Senhor do Calvário; Capela de Nossa Senhora da Apresentação; Campos e Pinhal.